domingo, 31 de dezembro de 2017

Arte, repressão e resistência em 2017

Foto de João Paulo Pimenta
O ano de 2017 foi o no mínimo curioso, ano de muita repressão à arte, à liberdade, aos artistas de rua, à espaços culturais independentes, ano de atentado contra a democracia, ano que lacraram o Galpão da Lua. Diante de um cenário tão desfavorável, nós resistimos. Graças à pessoas que constroem junto conosco essa resistência como são os parceiros arteiros de rua, de circo e de teatro do Brasil inteiro e fundamentalmente dos amigos e amigas do Galpão da Lua que estão mais próximos no cotidiano dos enfrentamentos.

Em 2017 realizamos 88 atividades, 81 foram apresentações de espetáculos, trocamos nossos saberes em 8 oficinas e debates relacionados á arte. O espetáculo mais apresentado em 2017 foi o Super Tosco com 28 apresentações. Nossa peça mais antiga “Hoje Tem Espetáculo foi apresentada 27 vezes este ano.

Fizemos 18 apresentações em Presidente Prudente, as demais aconteceram em 3 Estados brasileiros, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nossa arte chegou em 37 cidades, participamos de 18 festivais de arte. Idealizamos e concluímos em projeto incrível chamado Circulação Caipira que levou nosso espetáculo para 19 localidades do Estado de São Paulo e fomos indicados ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria Circo ao lado de pessoas que admiramos muito.

Foto de Marcos Barbosa publicador no Guia Rancharia
Junto com as guerreiras e guerreiras do Galpão da Lua organizamos o 20º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua em Presidente Prudente, recebemos cerca de 100 artistas de Rua de várias partes do Brasil e desfrutamos momentos fundamentais de troca e de renovação das energias. Com essas tantas pessoas que são referências para nós na arte e na vida fizemos o ato de 3 anos sem a nossa querida amiga Lua Barbosa, tomamos o centro de Presidente Prudente para falar sobre o genocídio de jovens pretos e periféricos, sobre a violência e a impunidade da Polícia militar do Estado de São Paulo e claro para saudar a guerreira linda e incrível que foi Lua Barbosa.


Foto de Marcos Barbosa publicador no Guia Rancharia


Fica difícil destacar fatos e acontecimentos de um ano inteiro, simplesmente resistimos e construímos ao lado de pessoas queridas o que acreditamos por meio de nossa arte. Bora para 2018 e viva! Viva! Viva!
Foto de João Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário