segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Primeiro encontro de Teatro no Interior - Itapetininga - SP.


Nosso primeiro encontro aconteceu em Itapetininga com uma demanda de troca de experiência considerável. Neste encontro estavam presentes grupos de teatros mais experientes e outros com menor tempo de trajetória. Não tem nenhum grupo de teatro de rua nesta cidade, porém, outros setores das artes compareceram (Dança, Vídeo).
Começamos o bate papo fora do Centro Cultural de Itapetininga espontaneamente. Entramos e oficializamos o papo. Abrimos as conversas falando um pouco da história estética e política do Rosa dos Ventos ao longo dos nossos 12 anos através da forma como fizemos nossos 3 espetáculos e como os mesmos tiveram seus devidos processos distintos de formação e fomento.
Estavam presentes o Ponto de Cultura “Meninos da Porteira”, os grupos de teatro “Tapanaraca”, “De Trás do Pano” e “Nativos da Terra Rasgada” (Sorocaba) entre outros arte educadores e artistas autônomos que falaram de suas histórias de sucessos e insucessos.
Alguns destes artistas são remanescentes do curso teatro que aconteceu no SESI e que continuaram seus trabalhos com teatro. Aliás, instituição esta que trouxe uma significativa mudança cultural na cidade.
Os assuntos mais latentes giravam em torno das formas de financiamento para a arte e a dificuldade dos artistas em entender estes processos burocráticos em todas as esferas do governo.
Uma solução proposta veio do Marcos (Ponto de Cultura Menino da Porteira) que se prontificou em ajudar os presentes na reunião orientando os mesmos nos seus futuros projetos. Isso se dará com encontros pontuais com as pessoas partindo de suas necessidades e entendimentos. Sanando o problema apontado pela Samira que é a falta de outros encontros para se falar de projetos.
A maioria dos presentes não vivem de arte. Porém, o interesse em entender como fazemos isso no Rosa dos Ventos foi grande. Falamos sobre esta difícil opção em sobreviver de arte em Presidente Prudente fazendo produção e atuando como artistas. Nossas estratégias e ações foram relatadas. Falamos das festas infantis, editais e outros trabalhos que nos sustentam e sua sazonalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário