quinta-feira, 4 de junho de 2015

Rosa dos Ventos participa de Feira que discute o cenário sociopolítico do Brasil no Memorial da América Latina

A Praça das Sombras, do Memorial da América Latina, recebe, entre os dias 4 a 7 de junho, a II Feira Antropofágica de Opinião. Inspirada na criação do dramaturgo Augusto Boal (1931 - 2009), terá três palcos para apresentações teatrais com grupos de teatros e intervenções de músicos, poetas, artistas plásticos e coletivos de cinema, que provocam e se manifestam em torno da ideia “O que Pensa Você do Brasil de Hoje?”, mesma indagação que inspirou a iniciativa de Boal, em 1968, ano da instituição do AI-5.

Serão 40 grupos de teatro em quatro dias de eventos. A Feira é produzida pela Companhia Antropofágica e acontece de 04 a 07 de junho, das 14h às 22h, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, São Paulo. São três palcos reservados às apresentações teatrais com encenações de 15 a 30 minutos. As apresentações musicais serão em um palco específico. Já a projeção de audiovisuais acontece ao ar livre, podendo ser vista de diversas partes do evento.

O Grupo Rosa dos Ventos será um dos grupos que participa da Feira, a nossa cena “O Brasil do Dunha”, traz reflexões cômicas dos palhaços do grupo sobre alguns pensamentos do Geógrafo Milton Santos (1926 – 2001). Com uma proposta de roda de rua tratamos de temas como o pensamento do homem simples a cicatrização do pensamento violento e Fascista presentes nos discursos atuais, o espaço luminoso e o espaço opaco e os diversos Brasis que existem.

A inspiração da Cia Antropofágica vem da primeira Feira Paulista da Opinião realizada em 1968 com direção geral do ensaísta e dramaturgo Augusto Boal(1931-2009), aquele evento aconteceu quando entrou em vigor o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que marca o período mais duro da ditadura militar (1964-1985).

Para driblar a censura, acontecia em teatros, cujos diretores com peças em cartaz, cediam uma parte do seu tempo para a feira. Nomes das artes cênicas como Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso (1931-1990), Plínio Marcos (1935-1999), entre outros, e da música como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Sérgio Ricardo, Edu Lobo, e artistas plásticos, como Nelson Leirne, participaram da empreitada.

A psicanalista e atriz Cecília Boal, viúva do dramaturgo, diz que “esta era uma feira itinerante e cigana, que se tornou uma romaria”. Cecília participará da mesa de abertura da feira 2015. Em fevereiro de 2014, a Companhia Antropofágica retoma a ideia dos seus idealizadores com a mesma pergunta norteadora de Boal: “O que Pensa Você do Brasil de Hoje?”.

A II Feira Paulista de Opinião, da lugar à I Feira Antropofágica de Opinião, que aconteceu no Espaço Cultural Tendal da Lapa. Desta vez, com a impressão digital da Companhia Antropofágica, fundada em 2002, com o conceito de brasilidade do Manifesto Antropófago e da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre outras atividades, a reedição da feira contou com palestras e a presença de participantes da feira de 1968. Contou também com a reapresentação do livro Teatro do Oprimido [Augusto Boal, Cosac Naify].

Boal teve na luta a marca de sua arte. Foi preso e torturado pela ditadura. Criou o Teatro do Oprimido, que procurava tomar a arte teatral como uma ferramenta de luta, de tomada de consciência, de intervenção, feita por e para os explorados e oprimidos. É nesse espírito que a Antropofágica o retoma, convidando outros artistas. Teatro como reflexão crítica da realidade, e ferramenta de luta para a transformação social.


SERVIÇO:
O que: II Feira Antropofágica de Opinião
Quando: 04 a 07 de junho, 14h às 22h
Onde: Memorial da América Latina (Estação Barra Funda do Metrô)
Quanto: Gratuito

Rosa dos Ventos:
O Brasil do Dunha – dia 05 de junho às 16 horas

Mais Informações:
Companhia Antropofágica
Espaço Pyndorama – Rua Turiassu, 481, Perdizes – São Paulo (Próximo ao metrô Barra Funda)
Informações: (11) 3871-0373 ou (11) 9.9269-0189
Site: http://www.antropofagica.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário