quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Espetáculo Ru Ar, um respiro de Arte em meio a pandemia.

Foto de Estevão Salomão
Gente querida, estreamos um trabalho durante esse período de isolamento social – o Ru Ar, Circo sobre Rodas – e queremos compartilhar um pouco dessa experiência com vocês. Esperamos que isso possa contribuir de alguma maneira com os artistas e grupos de circo e teatro que nesse momento estão impossibilitados de trabalhar.

Essa proposta não é uma solução para os problemas que estamos vivendo, mas é uma possibilidade, bastante interessante, de ação cultural.

Fechamos cinco dias de apresentações com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, sendo que, para o trabalho acontecer no formado proposto, parte do recurso destinado foi utilizado para equipar a nossa Van, que ganhou estrutura de palco no teto e equipamentos de som.
Foto de Estevão Salomão
Somos muito gratos às pessoas queridas do Cirquinho do Revirado, de Criciúma SC, que nos inspiraram, orientaram e deram todo o apoio, facilitando a criação e produção do Ru Ar. Lá, eles desenvolveram uma ação cultural chamada Teatro sobre Rodas, que permitiu circular por diversos bairros com uma apresentação andante, encenada em cima da caçamba de uma caminhonete, chegando às pessoas nas portas de suas casas. Essa possibilidade de reencontro com o público, respeitando as normas de distanciamento social, nos encheu ânimo.

O Cortejo 2010

O Ru Ar é uma adaptação de um dos nossos trabalhos, o Cortejo, que teve sua estreia em 2007, e era voltado para grandes eventos, locais com grande concentração e circulação de pessoas, onde não era possível fazer uma apresentação convencional de espetáculo, mas várias pequenas e rápidas 
apresentações em diferentes pontos em meio ao grande público. Funcionava com um veículo adaptado com uma bateria de percussão instalada em cima do bagageiro de teto, que permitia uma banda tocar ao vivo enquanto eram realizadas apresentações rápidas de cenas e números circenses. O carro seguia em meio a multidão, fazendo cortejo e abrindo rodas. 


Agora, nessa nova proposta, que também utiliza um carro adaptado, realizamos deslocamentos maiores entre os pontos de apresentação, e em cada uma delas atingimos um público pequeno e disperso que assiste das calçadas em frente as suas casas, ou mesmo de dentro delas e pela janela.

Foto Estevão Salomão
Como funciona o Ru Ar?

São apresentações rápidas, voltadas para as frentes das casas, de forma que os seus moradores não precisem sair delas para assistir.

Uma Van transformada num carro alegórico circenses, equipada com um potente som automotivo e uma banda instalada no teto, estaciona em um local previamente determinado e começa a interagir com o público vizinho, apresentando cenas cômicas e números de malabarismo, acrobacia, equilíbrio e perna de pau, entre outros.

As apresentações duram, aproximadamente, 10 minutos, e atingem um número pequeno de pessoas a cada parada, mas, sendo um circo sobre rodas, que circula parando em diferentes pontos de um mesmo bairro ou de uma cidade, ao final, acaba atingindo grande público.

O Ru Ar é um circo sobre rodas adaptado ao momento de pandemia que vivemos, uma proposta que permite à arte encontrar o público, de forma presencial, mas respeitando as normas de distanciamento social.

A estreia aconteceu no dia 15 de agosto e a temporada segue até o dia 30. Até lá serão 5 dias circulando por bairros das periferias de Presidente Prudente, totalizando 50 apresentações e mais de 15 horas de apresentações artísticas. 
Foto Estevão Salomão
Participam do Ru Ar, além do Rosa dos Ventos, também a Cia. Cirquito e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de 7 integrantes.

Seguem links de algumas matérias escritas e televisivas do Projeto:

FN1 Ao vivo - 15/08/2020
https://globoplay.globo.com/v/8779661/

G1 Presidente Prudente 21/08/2020
https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/08/21/artistas-realizam-apresentacoes-de-circo-e-musica-para-publico-assistir-da-porta-de-casa-em-presidente-prudente.ghtml

Portal Prudentino 22/08/2020
https://www.portalprudentino.com.br/noticia/cultura/teatro-cultura/circo-sobre-rodas-promete-espalhar-alegria-na-cohab-e-joao-domingos-

Bom dia Fronteira 24/08/2020
https://globoplay.globo.com/v/8799208/programa/
Cia Cirquito - Foto Estevão Salomão


Abaixo a programação de estreia:

1 - Zona Leste – sábado, 15 de agosto
10 apresentações: das 15h às 18h em 5 bairros da região

2 - Cohab – sábado 22 – de agosto
10 apresentações: das 15h às 18h em 3 bairros da região

3 – João Domingos Neto - Dia 29 – de agosto
10 apresentações: das 15h às 18h – em 2 bairros da região

4 – Humberto Salvador / Brasil Novo Dia 29 – de agosto
10 apresentações: das 15h às 18h em 2 bairros da região

5- Ana Jacinta – domingo, 30 de agosto
10 apresentações: das 15h às 17h em 3 bairros da região

Confiram às fotos e vídeos do Ru Ar em nossas redes Sociais: 
@gruporosadosventos

Foto de Estevão Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário