terça-feira, 18 de agosto de 2015

Saltimbembe no FILO - Festival Internacional de Londrina, Quatá e Iepê

Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC
Semana cheia de expectativas boas, vamos nos apresentar no Festival Internacional de Londrina, em Quatá e Iepê nos próximos dias.

Saltimbembe Mambembancos é o nosso trabalho que está entre os selecionados para o FILO Festival Internacional de Londrina, um significativo festival do país. Nossa peça será encenada no próximo final de semana sábado e domingo.

Esta será a 47ª edição do FILO que conta com 35 atrações e neste ano participam grupos de Portugal, França, Argentina, Bolívia, Itália e Uruguai, e prestigiadas companhias de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.  A mostra teve início dia 14 e segue com a programação intensa até o dia 30 de agosto.

Nos alegra muito saber que Saltimbembe foi selecionado para essa edição do Filo entre 700 projetos, imaginamos que todos de grande qualidade uma vez que são enviados de diversas partes do Brasil e de outros países. Segundo o diretor e curador da Filo Luiz Bertipalia, foram analisados 700 projetos de grupos de que se inscreveram de novembro de 2014 até fevereiro deste ano. “queríamos montar uma grade de apresentações que agradasse todo o público e com peças inéditas. Chegamos aos nomes dos grupos após dois meses de curadoria”, detalha.
Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC

Antes de viajar para Londrina Saltimbembe será encenado em duas cidades do Oeste Paulista, Quatá, na quinta feira (20) e Iepê na sexta feira (21). Essas apresentações vão acontecer graças ao Projeto de circulação que leva o nome do espetáculo e que conta com o apoio do ProAC e patrocínio da Cocal Energia Responsável. Essas são as primeiras apresentações de um total de 20 que estão acontecendo em 16 cidades do estado de São Paulo, são elas: Anhumas, Cândido Mota, Iepê, João Ramalho, Narandiba, Nantes, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, São Paulo, Suzano, Taciba e Tarabai.

A primeira apresentação deste projeto aconteceu na última sexta feira no Galpão da Lua, sede do coletivo que o grupo Rosa dos Ventos faz parte. Cerca de 150 pessoas acompanharam a apresentação.

As informações do projeto podem ser acompanhadas no blog: http://circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br/

Saltimbembe é um espetáculo muito querido para Rosa dos Ventos, foi o espetáculo que nos levou para as primeiras longas viagens, foi com ele que fizemos as primeiras apresentações em outros estados e em importantes festivais do país. Recebemos críticas muito significativas deste trabalho:

Trecho da crítica de Walmir Santos

"...“Saltimbembe Mambembancos”, o picadeiro é absoluto. Aqui, os palhaços nomeados Madureira, Dez pras Sete, Beterraba, Custipil de Pinoti e Nicochina vão à forra na testosterona e na seretonina, para delírio da roda e do entorno mais expandido: janelas e varandas disputadas nos edifícios do calçadão. Encaixa-se plenamente o estilo do quinteto. Sua musicalidade orgânica: Nicochina é o pulmão incidental na execução ao vivo, onomatopéias e arranjos. Seu radicalismo nas citações escatológicas, sem esmorecer um segundo da imoralidade que a plateia partilha de modo explícito ou subterrâneo. Um despudor que diz respeito à máscara do palhaço, seu estado provocador sem mesuras. É ela, ainda que borrada grosseiramente no rosto dos artistas, fiéis ao espírito roto do mambembe..."
Por VALMIR SANTOS (Jornalista e crítico convidado pela organização do 38º Fenata) 2010.
A crítica completa no: http://www.uepgcultura.com.br/html/noticias/criticas.htm

Trecho da Crítica de Evill Rebouças:

"...Tal brincadeira é tão potente que não há como diferenciar o que é ficção e o que é real, a ponto de aproximar o trabalho dos meninos ao conceito de presentificação do corpo: denominação bastante utilizada na performance para distinguir aspectos entre representação e performatividade. Isto é, no teatro, comumente, o ator representa a ficção; já na performance, geralmente, o artista prima pela não representação, pois não existem limites ou separações entre o que é ficcional e a sua vida. Se o performer tem sotaque, essa sonoridade se fará presente, independente da figura retratada na performance ser de outra região; um corte no corpo jamais será algo representado por maquiagem, mas realizado no corpo do atuante; e no caso dos meninos do Rosa dos Ventos essa potência chega à cena porque eles se desnudam enquanto cidadãos, sem negar o tempo real do acontecimento teatral e as situações que permeiam as suas criações poéticas...."
Por Evill Rebouças é dramaturgo, encenador, ator, professor de artes cênicas (convidado para escrever as Críticas da Mostra Oxabdolá 2015.

A crítica completa no: https://dl.dropboxusercontent.com/u/1284723/Oxandola%202015/resenhas%20Oxandol%C3%A1%202015/Mambembancos.pdf

Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC
Serviço:
Espetáculo Saltimbembe Mambembancos

Quatá SP
Dia 20 de agosto – Às 20h30
Local: Pátio da Fepasa (Estação)

Iepê SP
21 de agosto - Às 20h
Loca: Praça D. Silvina de Almeida Prado

FILO – Festival Internacional de Londrina

Dia 22 de agosto – Às 11h
Local: Praça Central

Dia 23 de agosto – Às 16h
Local: Zerão

Nenhum comentário:

Postar um comentário